primeira infância
POR: COLUNISTA PORTAL - EDUCAÇÃO quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 11:41
Primeira infância: Ocorre entre os seus primeiros 3 anos de vida.
Os seus primeiros anos de vida são os mais intensos processos de desenvolvimento, é uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, pois o celebro absorve todas informações como uma esponja, as respostas são rápidas e duradouras, pronto a absorver tudo que o rodeia, essa é uma caracteística essencial do desenvolvimento infantil, assim como : animismo, antropomorfismo e artificialismo.
A criança, então já pode correr uma curta distância por si mesma e falar algumas palavras que têm significado, por exemplo: mamã, papá, bola, etc, principal aspecto desta faixa etária é a desenvolvimento gradual da fala e da linguagem, nessa idade, a criança já pode formar algumas frases completas , usando palavras já aprendidas. Segunda infância: Ocorre entre seus ( 3 a 6 anos) de vida. Apesar do crescimento constante, começam-se a se assimilar todos os traços do adulto. Aprimora-se sua motricidade, com aumento da força e da agilidade, assim como funções como a memória e a linguagem. Ao brincar se apropria do mundo dos homens tornando-se cada vez mais social. Aumentam seus níveis de independência, de iniciativa e de autocontrole.
Nesse período de idadade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança, onde apredem a descenir se uma dada acção é certa ou errada. Esta continua a desenvolver-se fisicamente, de uma forma lenta e gradual, mas acima de tudo, elas desenvolvem e crescem a nível social, emocional e mental.
Terceira infância: Ocorre entre (6 a 12 anos) de vida. Há uma redução do crescimento ponderal, acompanhado de forma geral de uma certa estabilidade, sendo esta fase da vida onde encontramos os melhores níveis de qualidade de saúde. Com a redução do egocentrismo (voltar-se para si mesmo e suas necessidades primárias) ampliam-se suas relações