Primeira Guerra Mundial
Gleiciany Gomes da Paixão
Primeira Guerra Mundial
Água Boa
2014
Escola de Educação Básica Rui Barbosa – Cooperensino
Gleiciany Gomes da Paixão
Primeira Guerra Mundial
Trabalho de conclusão de bimestre, apresentado a Prof. Márcia Bertol.
Água Boa
2014
No final do século XIX e início da primeira década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranquilidade estavam presentes graves problemas econômicos. O mundo encontrava-se dividido e submisso às grandes potências europeias e aos Estados Unidos. Não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política.
A Revolução Industrial trouxe transformações importantes para a economia capitalista: surgiram as máquinas elétricas e os motores a combustão. As indústrias mais importantes extraiam petróleo, fabricavam aço, máquinas e navios. A competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas, porém, levou ao fracasso muitas outras. Empresas mais fracas foram compradas ou faliram, enquanto que as grandes ficaram maiores ainda.
Os chamados monopólios passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais desejavam matérias-primas, mão-de-obra barata e mercados consumidores. Para conseguir tudo isso as empresas precisavam investir capital em outros lugares do mundo e criar impérios econômicos e tudo isso com a ajuda de seus respectivos governos. Esse choque de imperialismos acabou deflagrando a Primeira Grande Guerra. O Imperialismo estava ligado a dois fenômenos: Investimento de capital no estrangeiro e domínio econômico de