Jean-Baptiste Debret
Jean-Baptiste Debret foi um grande artista, pintor e desenhista que nasceu em Paris, na França no ano de 1768. Ele foi peça chave na fundação da Academia Imperial de Belas Artes, uma academia de artes onde ele deu aula durante algum tempo. Suas obras expressam características do neoclassicismo, dando formas bem definidas a suas obras, ainda mais quando se relacionam a humanos, deixando os traços assim ainda mais vivos.
Debret foi aluno na Escola de Belas Artes de Paris e também foi selecionado para ajudar na Revolução Francesa, já que era um brilhante engenheiro. Algumas de suas obras são destaque, como por exemplo: Caçador de Escravos, Guerreiro Indígena a Cavalo, Castigo de Escravo, entre outras. Outra obra conhecida de Debret foi “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, lançada após seu retorno para a França. Veja a seguir algumas das obras de Debret:
Vida e obras de Debret
Quem foi Jean Debret
Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico (pintor e desenhista) francês. Nasceu em 18 de abril de 1768, em Paris, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848. Debret integrou a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816. Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX.
Biografia (principais momentos da vida do artista):
- Na juventude, Debret estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Estudou também engenharia no Instituto de France.
- Debret atuou durante um tempo na área de engenharia, porém, no final do século XVIII retornou para a pintura.
- Em 1798, expôs no salon a tela Le général méssénien Aristomène delivré par une jeune fille. Com esta pintura ganhou um prêmio.
- Em 1816, integrou a Missão Artística Francesa, organizada por D. João VI de Portugal, cujo objetivo principal era fundar no Brasil a Academia de Belas Artes.
- Viveu 15 anos no Brasil (até 1831), onde organizou sua grande obra: