Primeira guerra mundial
Antes de 1914 teve origem a chamada paz armada. Como o clima era tenso as potências iniciaram uma corrida armamentista.
Além disso, esses países também buscaram alianças militares. A Europa em 1907 ficou dividida em dois blocos.
Tríplice Aliança – formada por Áustria, Alemanha e Itália em 1882.
Tríplice Entente - formada por Rússia, Inglaterra e França em 1907.
Em 1915 a Itália passou para a Entente por causa de uma rivalidade com a Áustria.
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, ma cidade de Sarajevo (Bósnia), em 1914 é considerado o gatilho da primeira guerra. O assassino pertencia a Sérvia, a Áustria sabendo disso declarou guerra a Sérvia. Devido a alianças outros países entraram no conflito, a guerra então deixa de ser Áustria x Sérvia, e se torna Tríplice Entente x Tríplice Aliança.
Marcada pela imensa movimentação dos exércitos beligerantes. Ocorreu uma ofensiva das forças alemãs, várias batalhas foram travadas em solo francês, para deter o avanço dos alemães. Em setembro de 1914 os franceses deterão o avanço alemão sobre paris.
A movimentação das tropas da primeira fase foi trocada por uma guerra de posições, travada nas trincheiras, cada lado buscava manter ou avançar posição.
Com a saída da Rússia (Devido a uma evolução) O USA entra no lado da Entente, com a ajuda material do USA ingleses e franceses passaram a ter superioridade sobre os inimigos. A ajuda do USA foi fundamental para a vitória da Entente.
O tratado de Versalhes impôs várias coisas a Alemanha:
É considerada a única responsável pelo conflito, perde colônias para a Inglaterra, França e Japão. A Alemanha entrega todas suar armas de guerra, fica proibida de fazer alistamento militar obrigatório e paga uma indenização de aproximadamente 33 bilhões de dólares, essas imposições motivaram a volta do nacionalismo alemão.
O mundo temia outra guerra, então se criou a liga das nações, que buscava intermediar diálogos entre as nações papa evitar