Primeira guerra mundial
A Trincheira Campo de batalha
Soldados alemães no campo de batalha
X
Soldados bélgicos na trincheira
A primeira guerra mundial (1914 -1918)
O inicio da grande guerra
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo sérvio chamado mão-negra, contraria a influencia da Austria-hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela sérvia com relação ao crime e , no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra á sérvia.
Os países europeu começaram a fazer aliança politica e militares desde o final do século XIX Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram . De um lado havia a tríplice aliança formada em 1882 por Itália, Império austro-húngaro e Alemanha (a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a tríplice entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiras e medicamentos pares ajudarem os países da tríplice entente.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros.
Nos combates também houve a utilização de novas tecnologia bélica como , por exemplo, tanques de guerra e avião . Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústria bélica como empregadas.
Fim do conflito
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância: a entrada do Estado Unida no conflito. Os EUA entraram ao lado da tríplice entente, pois havia acordos comerciais a defender,