primeira geração portuguesa romantica
- Sobrevivência de características neoclássicas;
- Nacionalismo;
- Historicismo, medievalismo.
Principais autores:
- Almeida Garrett
Biografia
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu com o nome de João Leitão da Silva no Porto a 4 de fevereiro de 1799, filho segundo de António Bernardo da Silva Garrett, Selador Mor da Alfândega do Porto, e Ana Augusta de Almeida Leitão. Passou a sua infância, altura em que alterou o seu nome para João Baptista da Silva Leitão, acrescentando o sobrenome Baptista do Padrinho e trocando a ordem dos seus apelidos, na Quinta do Sardão, em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), pertencente ao seu avô materno José Bento Leitão. Mais tarde viria a escrever a este propósito: "Nasci no Porto, mas criei-me em Gaia". No período de sua adolescência foi viver para os Açores, na Ilha Terceira, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal e onde era instruído pelo tio, D. Alexandre, bispo de Angra.
De seguida, em 1816 foi para Lisboa, onde acabou por se matricular no curso de Direito. Em 1821 publicou O Retrato de Vénus, trabalho que fez com que lhe pusessem um processo por ser considerado materialista, ateu e imoral. É também neste ano que ele e sua família passam a usar o apelido de Almeida Garrett.
Dona Branca
[...]
Em hora boa saía a nova esposa por caminho de flores! Saía a bela, a casta filha de Sião sagrada para os paços magníficos do esposo!
Choremos nós, que ela se vai, choremos, que nos deixa e se vai.
Gentil religião, teu culto abjuro, tuas aras profanas renuncio:
Professei outra fé, sigo outro rito, e para novo altar meus hinos canto.
Vivam as fadas, seus encantos vivam!
Nossas lindas ficções, nossa engenhosa mitologia nacional e própria tome enfim o lugar que lhe usurparam na lusitana antiga poesia de suas vivas feições, de sua ingénua natural formosura despojada por gregos deuses, por espectros