AS BASES NEUROPSICOLÓGICAS DA MEMÓRIA E DA APRENDIZAGEM E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
Vários estudos estão levados uma nova visão moderna de que a memória deve estar amplamente distribuída, mas com diferentes áreas armazenando e que a qualquer momento você pode acessar esses dados pois a memoria esta relacionada com diferentes aspectos do todo.
Cabe-nos, nesse momento, ressaltar que, a nossa memoria é um conjunto que se engloba e são formada pelas concepções atuais, as regiões cerebrais que estão mais envolvidas na base neuropsicológica do funcionamento da memória, pois as partes que de certa forma se interagem são os lobos frontais, a formação reticular, o sistema límbico, os lobos parietais, os lobos occipitais e os lobos temporais, com um destaque especial para o hipocampo e todos devem estar ligados para que o aprendizado aconteça.
Todos os campos da memoria trabalham todos juntos e em associações com outras áreas, e com isso ocorre o cruzamento de memoria, a curta e a memoria longa tudo isso num processo altamente organizado de aquisição, retenção pois o memoria é mais perfeita do que os melhores computador, pois tem capacidade de processar informações.
A memória se baseia em um sistema completo, e complexo funcionando em ordenação no córtex cerebral e com estruturas que dão condição par ultrarrápida a mandar informações que no inicio pode levar minuto para ser processada também chamamos de chamamos de memoria curta, pois precisamos dela para realizar trabalhos rápidos, e ao passar ela pode ser armazenada.
A memória longo ela pode ser por duração ou referencial, que estabelecemos que seja duradouro, ou seja, memórias que duram (dias, semanas e até mesmo anos) são aquelas lembranças que temos das pessoas das historias e dos acontecimentos.
Podemos nomear a memoria pela sua natureza, considerando a memória como explícita ou declarativa, que reúne tudo que só podemos evocar por meio de palavras e consiste em um