Primeira Gera O Rom Ntica COMPLETA
A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).
No contexto histórico, a recente Independência do Brasil, absorvido pelo pensamento nacionalista-ufanista do país, fez com que os escritores deste período, buscassem temáticas que definissem a identidade nacional. Por esse motivo, o tema do índio é muito explorado nessa fase, conhecido por “Indianismo”
Romantismo no Brasil
No Brasil, o movimento romântico surge em meados do século XIX, de modo que após a independência do país, a população sentiu a necessidade de se afastar dos moldes europeus e criar ou buscar uma arte realmente brasileira. Por esse motivo, esse período, que durou até fins do século XIX, focou nos temas nacionais, desde o povo, a linguagem, as regiões do país, dentre outros.
A despeito de possuir características semelhantes dessa fase, o romantismo é dividido em três fases, de modo que a primeira geração romântica (1836 a 1852) está pautada no nacionalismo-indianismo, visto como a fase inicial para a busca de uma identidade nacional.
Características
A Primeira Geração Romântica tem como principais características:
Exaltação da natureza e da liberdade
Religiosidade
Figura do índio ou indianismo
Sentimentalismo, emoções
Nacionalismo-ufanista
Brasileirismo (linguagem)
Principais Autores
DOMINGOS JOSÉ GONÇALVES DE MAGALHÃES (1811-1882)
Considerado o fundador do Romantismo Brasileiro, Gonçalves de Magalhães foi poeta, professor, ensaísta, diplomata, político e médico brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro. Personagem brasileiro multifacetado recebeu o título de "Visconde Araguaia" no ano de 1874. Algumas de suas obras: Suspiros Poéticos e Saudades (1836), O poeta e a Inquisição (1839), A Confederação dos Tamoios (1857), Os indígenas do Brasil perante a História