Solar
Os 14.155 m² de telhado são cobertos por 8.844 painéis solares, que podem gerar 1,14 GWh de energia. Quando o estádio não está sendo usado, a energia solar é ligada à rede da rua e pode alimentar 80% da vizinhança. Para completar, ainda é bonito!
A CPFL Energia inaugurou nesta terça-feira (27/11) a Usina Tanquinho, a primeira de energia solar do estado de São Paulo e a maior do país.
A usina tem uma capacidade instalada de 1,1 MWp e vai gerar aproximadamente 1,6 GWh por ano - o suficiente para abastecer mensalmente 657 clientes com um consumo médio de 200 KWh/mês.
O projeto está localizado em uma área de 13.700 metros quadrados da Subestação Tanquinho, uma das distribuidoras do Grupo CPFL, em Campinas (SP).
A usina de geração de energia limpa e renovável com painéis solares fotovoltaicos foi aprovada em dezembro de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e absorveu investimentos de R$ 13,8 milhões em pesquisa e desenvolvimento.
A CPFL Renováveis, subsidiária do Grupo CPFL, foi a responsável pela construção do empreendimento e será a responsável pela gestão e operação da usina.
"A demanda de energia solar ainda é incipiente no Brasil, mas deverá se consolidar nos próximos dois anos", afirma Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia, em nota.