primavera dos povos
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA - UNISUAM
Disciplina
História Contemporânea
Professor
Rubenita Clemente
Aluno
Marcus Vinicius Pascoal Bezerra
Turma
Telefone
3286-0314
E-mail: marcuspascoal1981@hotmail.com Dados do Texto
Título do Texto A primavera dos povos
Autor (es)
Palavras-Chaves do Texto (no máximo quatro palavras)
REVOLUÇÃO
EUROPA
PROLETARIADO
Introdução (resumo do texto resenhado) (no máximo 50 palavras) Quando o autor se referiu ao termo “primavera”, ele quis traduzir a idéia de florescimento, ou seja, idéias novas estão por vir, idéias revolucionárias, portanto, uma tempestade revolucionária aparecia visível no horizonte, era a primavera dos povos que já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.
Enquadramento Teórico das Idéias do Autor (no máximo 150 palavras) É neste contexto que pela primeira vez na história da humanidade se fala em algo global. O ano de 1848 foi a primeira revolução potencialmente global, nunca houve uma que tivesse se espalhado tão rápido e amplamente, se alastrando como fogo de palha por sobre fronteiras, países e mesmo oceanos.
Foi o país inteiro que entrou em colapso, não foi somente a França ou a Inglaterra.
“1848 na Europa foi a única a afetar tanto as partes“ desenvolvidas “quanto as atrasadas do continente. Foi ao mesmo tempo a mais ampla e a menos bem sucedida desse tipo de revoluções”. Apesar das revoluções de 1848 serem consideradas “potencialmente globais”, os trabalhadores não tinham ainda uma organização, tanto é que algumas monarquias voltam ao poder como se nada tivesse acontecido, isso porque os trabalhadores ainda não tinham estrutura.
Texto da Resenha (no máximo 500 palavras) Primavera dos Povos foi o nome dado ao conjunto dos movimentos revolucionários de 1848, em especial devido ao seu caráter nacionalista. A Europa da época era composta por diversas regiões