Primavera do Renascimento
Ao contrário do que geralmente se acredita, foi por meio da escultura, e não da pintura, que a arte renascentista teve seu primeiro impulso.
A exposição atualmente em cartaz no museu do Louvre, em Paris, reúne uma série de obras-primas de escultores florentinos, com destaque especial para o trabalho do genial Donatello. Algumas das peças apresentadas nunca haviam saído da Itália.
Marc Bormand, um dos curadores da mostra, explica que a arte do Renascimento se caracteriza pela invenção de grandes figuras inscritas em um contexto humanista, pelo uso da perpectiva matemática e pelo desenvolvimento de novos temas ou de novos tipos de esculturas, como o monumento equestre ou o retrato em forma de busto.
"Sabemos que um dos princípios fundamentais do Renascimento é a revalorização do ser humano, da figura humana. E a escultura permite exaltar a figura humana e representá-la da maneira mais precisa. O Renascimento é sem dúvida a combinação de dois elementos que vamos encontrar em um certo número de figuras criadas nessa época. O magnífico busto relicário de Santo Rossore feito por Donatello, presente na exposição, ilustra bem esses dois elementos: de um lado o ideal clássico da figura e de outro o caráter particular de um ser humano", afirma Bormand.
Com 140 obras, entre esculturas e pinturas, a exposição pode ser visitada no Louvre até o dia 6 de janeiro. E a partir da próxima quarta-feira, 9 de outubro de 2013, o museu do Luxembourg, também em Paris, explora um outro aspecto do Renascimento: a fascinação pelos sonhos e