Arquitetura Comercial
Relação do usuário e leitura espacial da arquitetura de interiores aplicada a ambientes comerciais.
Problemática:
A arquitetura de interiores de ambientes comerciais pode ser considerada como cartão de visitas onde se expressa a identidade da empresa e/ ou marca, bem como: seus objetivos, exposição de produtos, a atratividade e também como local de trabalho. Esses requisitos quando não dosados e explorados adequadamente podem significar o sucesso ou o não sucesso de uma marca/ empresa, na rotatividade ou não dos funcionários, no bem estar dos usuários, etc.
Motivação:
A oportunidade de desenvolver uma pesquisa aplicada à arquitetura já é boa, poder enxergar essa pesquisa aplicada à prática de projeto fomenta uma maior imersão no tema, tendo em vista sua utilidade. A disciplina de Projeto de Interiores prevê o desenvolvimento de uma loja dentro do centro de eventos, prevendo a aplicação do tema ao trabalho posterior é que a escolha foi tomada.
Definição de três objetivos específicos:
Comunicação visual, conceito, e identidade da marca aplicadas ao projeto;
Estudar a relação do usuário com o ambiente criado;
Estudar os elementos que contribuem para que a obra seja atrativa ao usuário.
Hipóteses:
Pode-se considerar como primeira hipótese que a atratividade da loja é estritamente relacionada ao produto exposto em vitrines, a pesquisa visa buscar a contradição dessa afirmação.
A segunda hipótese é que a ambientação e a identidade atuam intrinsecamente ao processo de vendas e de sucesso de uma empresa. A percepção do espaço, o acolhimento, etc.
Definição do tema da pesquisa:
Relação afetiva do usuário Londrinense com o calçamento em mosaico português no trecho antigo do calçadão de Londrina.
Problemática:
Anos de degradação e ausência de manutenção trouxeram um estado de conversação deplorável, com falhas no calçamento, etc.
Motivação:
Estabelecer a relação afetiva entre o Londrinense e o