Primavera arabe
Site 1: guia do estudante
Nome dado a onda de protestos e revoluções contra governos do mundo árabe que eclodiram em 2011 . Os motivos para os protestos normalmente são o agravamento da crise no pais envolvido ,a alta taxa de desemprego e o aumento no valor dos alimentos.os países envolvidos são o Egito, Tunísia,Líbia,Lemem e Bareim. Essas revoltas já provocaram a queda de quatro governantes da região ,mas a maioria deles apresentaram uma grande resistência ao sair do poder.Dois desses países já realizaram eleiçoes e tem grandes chances de adotarem um regime democrático.
Site 2:terra
Desde 2011 paises do africa e do oriente médio enfrentam uma serie de protestos em defesa da democracia . Três nações já passaram por mudanças , trocando seus governadores , que chegaram a ficar 30 anos no poder.
Site 3:coladaescola
Onda de protestos contra o governo de cada nação .Esses protestos tem técnicas de resistência civil envolvendo greves , manifestações , passeatas e comícios com uso de mídias sociais como facebook, twitter e youtube para comunicar a população em face de tentativas de repreçao e censura na internet por parte dos Estados.
Site 4:tosabendomais
A situação econômica dos países envolvidos tem muito a ver com os motivos dos protestos. Alguns dos motivos são pela corrupção ativa que centraliza o dinheiro publico nas mãos de autocratas da região, a crise econômica, a externa e alta pobreza que inclui fome e desemprego ate de pessoas com alto grau de escolaridade. Essa situação se encontra com mais frequência e mais preocupação nos países encontrados no golfo pérsico e no nordeste da África.
Tunisia-após um comerciante atear fogo ao próprio corpo, por não poder vender seus produtos, uma onda de protestos se alastrou ate a queda de Ben-Ali presidente que estava no poder desde de 87 e que foi condenado a 35 anos de prisão e ainda é processado por lavagem de dinheiro e trafico de drogas. Os motivos desses protestos são a inflação dos