PRICÍPIOS CONTÁBEIS APLICADOS A CUSTOS
ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Aluna: Rosilene Maria Côco
PRICÍPIOS CONTÁBEIS APLICADOS A CUSTOS
Venda Nova do Imigrante, 21 de Março de 2012.
INTRODUÇÃO
Os Princípios Contábeis Aplicados a Custos permitem às empresas uma melhor análise e avaliação de estoques, lucros globais, fornecendo dados e informações sobre valores relevantes, que por sua vez ajudam a adotar critérios para o controle e tomada de decisões por pelos gerentes.
Esses custos de produção são por sua vez, gastos incorridos no processo de obtenção de bens e serviços destinados à venda, e somente eles. As despesas financeiras, administrativas e de vendas, bem como fatores de produção utilizados para outras finalidades que não à fabricação de bens, não se incluem nesse grupo.
ALGUNS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS APLICADOS À CONTABILIDADE DE CUSTOS
Princípio da Realização da Receita
O reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) ocorrerá apenas quando da realização da receita. E esta, por sua vez, ocorre quando da transferência do bem ou serviço para terceiros. As indústrias só reconhecem o resultado obtido em sua atividade a partir do momento em que há transferência do bem elaborado para o adquirente.
Do ponto de vista econômico, o lucro já surge durante a elaboração do produto, pois nesta fase já existe agregação de valores, e contabilmente, a receita será reconhecida futuramente, os valores agregados de gastos relativos à produção, vão sendo acumulados na forma de estoque e serão despesas futuramente.
Para os serviços executados e entregues numa única vez, os princípios são exatamente os mesmos utilizados para bens.
Princípio da Competência ou Confrontação Despesas e Receitas
Este princípio de extrema importância e diz respeito basicamente ao momento do reconhecimento das despesas.
Após o reconhecimento da receita, pela competência ou