Previsão de demanda
Antonio Hélio, Eliese Barbosa Laudicéia Leal, Lavine Matos, Renilton Silva, Rute Cardozo, Thaís Alves2
Resumo: A previsão de demanda de novos produtos é de fundamental importância para as empresas, pois é baseado nela que decisões de planejamento de diversas áreas organizacionais serão tomadas. Realizar as previsões de demanda é a base para o planejamento das organizações, visto que essas projeções possibilitam que as empresas antecipem os cenários futuros de mercado, e com isso se preparem para os mesmos. Contudo, existem maneiras distintas para realizar essas previsões. Podendo ser empregados técnicas de Métodos Qualitativos, Quantitativos ou ambos.
Palavras Chave: Demanda, novos produtos, métodos de previsão.
1. INTRODUÇÃO
Entender e ter uma expectativa do mercado futuro é de fundamental importância para as empresas, uma vez que com base nessa compreensão se realizam as previsões de demanda, que são a base para o planejamento das atividades da empresa (ROSSETTO et al., 2011).
Segundo a autora, essas previsões definem as quantidades de produtos que deverão ser disponibilizadas no mercado, objetivando satisfazer as necessidades dos consumidores e melhorar os resultados da empresa através da otimização dos recursos, tornando a empresa mais competitiva.
No entanto, determinar de modo correto a demanda dos produtos é um desafio. Neste sentido, ainda de acordo com Rossetto et al. ( 2011), é que se justificam os objetivos da pesquisa em descobrir como as empresas realizam suas previsões. Contudo apenas identificar como ocorre o processo de elaboração das previsões, não é o suficiente, portanto, buscou-se identificar, além disso, qual a importância desta atividade para as empresas.
Dessa forma, o presente o trabalho tem como foco refletir sobre a importância de fazer previsão de demanda quando se objetiva colocar no mercado novos produtos.
A capacidade de prever a demanda é fundamental para toda a