PREVIS O DEMANDA
O ponto de partida para uma previsão do estoque é a definição das quantidades necessárias de matéria prima para atender à produção. Desta forma é de vital importância o conhecimento da “Demanda do produto acabado”.
Prevendo-se a demanda de produto acabado, temos o parâmetro para dimensionar a produção de um determinado produto.
Assim, dimensionamos a necessidade de matéria-prima para atender a esta produção. Nenhum administrador tem “bola de cristal” para prever; ele utiliza métodos probabilísticos para o cálculo da demanda.
Assim sendo, pode-se estimar o custo de se ter na empresa um determinado nível de estoque ou retardar o atendimento ao cliente, assim maximizando o lucro.
As técnicas de previsão.
Projeção – são aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo.
Explicação – procura-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionam as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível.
Predileção – Funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras
Técnicas
a) Método do último período - MUP: Este modelo mais simples e sem base matemática consiste em utilizar como previsão o período seguinte o valor ocorrido no período anterior.
Ex: A tabela mostra a demanda, em unidade, da peça referência “XYZ” no primeiro semestre de 2006.
PERIODO
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
DEMANDA
2.250
2.300
2.350
2.350
2.200
2.500
Para efetuarmos a previsão de demanda pelo método do último período, simplesmente buscamos qual a quantidade vendida no mês de junho.
Logo entendemos que para a previsão de demanda para o mês de julho será igual ao do último período, ou seja, igual a do mês de junho.
PERIODO
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
DEMANDA
2.250
2.300
2.350
2.350
2.200
2.500
2.500
b) Método da média móvel aritmética- MMA: Neste método, a previsão para o próximo período é