previa
A peça é contada por um palhaço, que e um dos principais personagens, pois entra e sai da história, participando por etapas. A história se dá início quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre dar a benção no cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a dar a benção, então o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. E João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara uma herança para a sua mulher. Quando o bispo descobre, Grilo mente que, na verdade, parte da herança iriam para a igreja, para que o bispo não arrumasse problemas.
Depois de toda a confusão sobre o enterro do cachorro, João Grilo combina com Chicó para também tirarem vantagem da situação. Manda Chicó esconder moedas em um gato e colocar uma bexiga de sangue por baixo da camisa, para o caso de o primeiro plano falhar.
Como havia perdido seu animal de estimação, João resolve vender o gato que escondia o dinheiro para a mulher do padeiro. Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Nessa parte do livro, todos estavam reunidos na igreja, pois João estava entregando o dinheiro prometido a igreja.
De repente ouve tiros e gritos do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher. Na hora de matar João Grilo, Severino dá de presente uma gaita abençoada pelo Padre Cícero que teria o poder de ressuscitar as pessoas.
Para o cangaceiro acreditar, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue, e Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Primeiro plano deu certo, Severino, então, manda o seu amigo que lhe dar um tiro e depois pede que toque a gaita para ele poder ir se encontrar com Padre Cícero e depois ressuscitar. O amigo obedece, atira, mas quando toca a gaita nada acontece. Chicó e João