Trabalhos feitos
Remuneração pode se resumir de algumas formas, dentre elas sendo extrínseca (vindo de fora) ou intrínseca (como por exemplo, forma de valorização). E dividida em subtítulos também: remuneração básica: remuneração recebida pelo seu trabalho; remuneração por senioridade: tempo de casa ou experiência; remuneração por performance: resultados apresentados; remuneração indireta: em suma benefícios.
A remuneração em seu conjunto visa no mínimo suprir as necessidades básicas das pessoas (educação, dignidade e educação para os filhos como exemplo) como também até de auto realização (Pirâmide de Maslow).
A valorização das pessoas dentro das organizações esta muito ligada a sua remuneração, hoje em dia as empresas tem muito medo de mudanças justamente na valorização das pessoas, como por exemplo, plano de carreira, que afeta diretamente na remuneração por se temer perdas de talento e dinheiro. remuneração pode ser chamado de a média de todas as médias. Ele pode referir-se a um grupo de tarefas (serviços administrativos) ou a toda a empresa. As decisões referentes ao patamar de remuneração traduzem a politica de competitividade externa em prática. Essas decisões enfocam dois objetivos: (1) Atrair e reter empregados e (2) controlar os custos trabalhistas.
Atrair e reter empregados: Embora o nível salarial seja um determinante básico da competitividade externa, outros fatores como benefícios, oportunidades de carreira e/ou estabilidade financeira podem também influenciar a capacidade de atração que uma organização exerce sobre seus empregados atuais e potenciais.
Custos trabalhistas: Se todo o restante se mantiver inalterado, quanto mais alto o patamar de remuneração, maiores os custos trabalhistas. Além disso, se esse patamar for mais alto do que o da concorrência será maior o custo relativo da produção de bens ou serviços similares.
O RH tem um papel determinante em todo esse processo. Sua atuação deve ser justa, com critérios claros