prevenção e combate a incêndio
Normas Técnicas
Combate a incêndio
Alessandro Neves
Fábio Heinzen
Arnoldo Junior
NBR 10897
Proteção contra Incêndio por chuveiro automático
• Os sistemas de chuveiros automáticos podem ser definidos como um sistema integrado de tubulações aéreas e subterrâneas, alimentado por uma ou mais fontes de abastecimento automático de água, para fins de proteção contra incêndio. Instalada em edifícios, estruturas ou áreas, normalmente junto ao teto, à qual são conectados chuveiros automáticos segundo um padrão regular, alimentado por uma tubulação que abastece o sistema, provida de uma válvula de controle e dispositivo de alarme. O sistema é ativado pelo calor do fogo e descarrega água sobre a área de incêndio.
NBR 10898
Sistemas de Iluminação de emergência
• Esta norma fixa as características mínimas exigíveis para as funções a que se destina o sistema de iluminação de emergência a ser instalados em edificações, ou em outras áreas fechadas sem iluminação natural.
NBR 11742
Porta corta-fogo para saída de emergência • Porta corta-fogo para saída de emergência: Porta do tipo de abrir com eixo vertical, constituída por folha(s), batente ou marco, ferragens e, eventualmente, mata-juntas e bandeira, que atende as características desta
Norma, impedindo ou retardando a propagação do fogo, calor e gases, de um ambiente para o outro.
• As portas para saída de emergência devem permanecer sempre fechadas, com o dispositivo de fechamento automático, e nunca trancadas a chave no sentido evasão (fuga).
NBR 12615
Sistema de combate a incêndio por espuma • Estabelecer e padronizar critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação de projetos de segurança contra incêndios do sistema de espuma, dos processos analisados e fiscalizados pelo corpo de
Bombeiro Militar do estado de Santa Catarina – CBMSC.
NBR 12692
Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio
• Esta Norma fixa as