Prevenção também se
Ensina Amor Pela Vida
São Paulo,
2011
Responsável
Equipe
Justificativa
A adolescência é uma fase marcante do desenvolvimento humano, talvez definitiva para a formação da personalidade, com limites imprecisos, que tem sido pesquisada e descrita por inúmeros autores.
De acordo com o Ministério da Saúde, a adolescência ocorre dos 10 aos 19 anos, caracterizando-se por crescimento e desenvolvimento intensos, manifestados por mudanças fisiológicas, anatômicas, psicológicas e sociais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é o período da vida que liga a infância à vida adulta e é nesta fase, principalmente após os 15 anos (22%), pode ocorrer a primeira relação sexual, a qual, na maioria das vezes é desprotegida (cerca de 77%), o pouco uso de métodos preventivos contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis é apontado por inúmeros pretextos. Segundo adolescentes, alguns deles são: medo dos pais descobrirem, medo de encarar a própria sexualidade, falta de conhecimento do risco, pensamento “mágico”, o que é muito comum nesta fase. Todavia, não importando as causas, milhares de gravidezes e doenças sexualmente transmissíveis em adolescentes apresentam conseqüências nefastas, tanto para a sua saúde quanto para sua integração e desenvolvimento social.
Sendo assim, a orientação sexual é de extrema importância, pois se percebe a necessidade que os adolescentes têm de orientação e educação sexual. A escola e a família são as instituições responsáveis por essa educação e orientação, enquanto isso não acontece, os jovens buscam essas orientações em fontes que podem não ser seguras, baseada nas experiências de “amigos”.
Objetivo
O projeto visa uma orientação sexual para com os educandos, informando, conscientizando e orientando sobre o próprio corpo e seu funcionamento, cuidados com a saúde e higiene, prevenção de gravidez precoce e indesejada e