A Semana Interna de Preven o de Acidentes do Trabalho ou SIPAT um evento obrigat rio nas empresas brasileiras segundo a legisla o trabalhista
1660 palavras
7 páginas
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ou SIPAT é um evento obrigatório nas empresas brasileiras segundo a legislação trabalhista. Deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes. A SIPAT deve ser uma semana voltada a atividades sobre prevenção de acidentes, doenças e a renovação da disciplina de Segurança do Trabalho.Evitar acidentes de trabalho não é apenas uma questão de humanizar a relação entre empregados e empregadores, embora esse aspecto também seja importante. Mas há outros fatores envolvidos, como a imagem, maior dedicação do trabalhador e o aspecto econômico.
Especialistas afirmam que, quando o assunto é saúde e segurança do trabalhador, a máxima "prevenir é melhor do que remediar" pode ser traduzida como "gastar menos é melhor do que gastar mais".
Mas se o número de acidentes de trabalho no Brasil passa dos 500 mil por ano e se mais de 2000 trabalhadores perdem a vida no exercício da profissão, percebe-se que essa ideia de prevenção ainda não chegou com a devida força ao nosso empresariado.
Muitos micro e pequenos empresários pensam que medidas de segurança são apenas para os grandes empreendimentos, que possuem um elevado número de funcionários.
Para o engenheiro especializado em segurança do trabalho Delfino Lima, esse é um grave equívoco. Ele observa que a consciência da prevenção ainda é ausente no Brasil.
"Isso tem que ser parte da vida do empresário, seja ele de um, dois, três empregados, seja ele de 15, 25 mil empregados. Só que, no Brasil, infelizmente, nós ainda não estamos com essa consciência de prevenção. E isso é que as associações de engenharia de segurança têm batalhado, para que haja uma conscientização maior dos empresários para que a prevenção seja implantada, porque ela é muito mais barata do que a remediação, a correção, que em geral é muito mais cara."