prevenssão
Hipertensão
Brasília – DF
2014
Prevenção contra hipertensão
O que é hipertensão?
Também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Conheça um pouco mais sobre esse mal que ameaça sua saúde em silêncio
Se há uma doença cujo diagnóstico é fácil e o tratamento não depende de grandes tecnologias, mas apenas do envolvimento e compromisso de médicos e pacientes, ela se chama hipertensão. Apesar disso, a dificuldade de tratamento exerce grande impacto nos índices de mortalidade e incapacidade. Como não apresenta sintomas na maioria dos casos, muitas vezes só vem à tona quando um grave problema de saúde cardiovascular ou cerebral identifica na pressão arterial elevada o maior responsável pelo quadro agudo. É por essa discrição característica que os médicos recomendam a medição a cada seis meses para as pessoas com histórico familiar da doença. Para os demais, uma vez ao ano.
Mas, afinal, o que significa esse mal? Para começar, vamos entender o básico: o coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de vasos de maior calibre chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é 'empurrado' contra a parede dos vasos sanguíneos. A tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial. Essa pressão está sujeita a uma série de variações: fatores de estresse físico e mental (tecnicamente chamados neuro-humorais), comportamentais e ambientais.
Relevância / Estatística
A figura 1 mostra a prevalência de normotensão, pré-hipertensão e hipertensão arterial no grupo estudado.
A maioria da população (54%; n=5.946) apresentava pré-hipertensão. As figuras 2 e 3 mostram a prevalência de acordo com o gênero, sendo a pré-hipertensão mais frequente nos homens.
Como se tramite
Existem várias formas de se adquirir HIPERTENSÃO, pode ser por