Prevalência de parasitoses intestinais em crianças em fase pré-escolar com idades de 3 a 6 anos.
CLOVES JOSÉ SERAPIÃO MARCELO COITINHO NASCIMENTO
PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS EM FASE PRÉ-ESCOLAR COM IDADES DE 3 A 6 ANOS.
CACOAL 2007
CLOVES JOSÉ SERAPIÃO MARCELO COITINHO NASCIMENTO
PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS EM FASE PRÉ-ESCOLAR COM IDADES DE 3 A 6 ANOS.
Projeto de Pesquisa, apresentado à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, como requisito parcial para obtenção de Título de Bacharel em Farmácia e Bioquímica sob a orientação do Prof. Msc. Rubens Buissa Filho.
CACOAL 2007
1.1 TEMA
Prevalência de parasitoses intestinais em crianças em fase pré-escolar com idades de 3 á 6 anos.
1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A incidência de parasitas intestinais em crianças de 3 á 6 anos de idade, no período de fevereiro á abril de 2008, residentes no município de Alvorada D’Oeste/RO, no período pré- escolar da Escola Municipal Branca de Neve.
1.2 OBJETIVOS 1.2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar na dada população, pelo método de Faust et al. e Hoffmann, Pons & Janer, as endoparasitoses mais incidentes sobre elas, segundo as técnicas descritas por NEVES, 2000.
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar, através de exame coproparasitológico, as parasitoses de maior prevalência sobre o grupo; Despertar para importância da realização de mais de um método para diagnósticos de Exame Parasitológico de Fezes – EPF no Sistema Único de Saúde SUS; Analisar a possibilidade de contaminação na área de recreação escolar; Orientar quanto ao hábito correto de higiene pessoal e alimentar aos familiares.
1.3 PROBLEMATIZAÇÃO Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, as doenças infecciosas e parasitárias continuam a figurar entre as principais causas de morte, sendo responsáveis por 2 a 3 milhões de óbitos por ano, em todo mundo. Grande parte dessas complicações poderia ser evitada se as