prevalencia de parasitoses intestinais em crianças na fase pré escolar com idades de 3 á 6 anos
O laboratório estuda moscas de importância sanitária, médico-veterinária e entomologia forense, através da análise dos genomas mitocondrial e nuclear das espécies para obtenção de marcadores genético moleculares para caracterizar variabilidade genética, estrutura de população e estabelecer relações filogenéticas. Os estudos envolvem também análise da expressão gênica mitocondrial, análise de resistência genética e estratégias de controle das espécies pragas envolvidas neste grupo de dípteros muscóides
Laboratório de Genética de Fungos Entomopatogênicos
O laboratório desenvolve projetos visando o controle biológico de pragas de importância médica, veterinária, agrícola e urbana, usando genética clássica e molecular. Desenvolve, também, projetos com de linhagens de microrganismos simbiontes de insetos como agentes carreadores de genes nefastos ao hospedeiro, de origem natural ou desenvolvidos por técnicas de DNA recombinante. São estudadas as características fisiológicas relacionadas ao processo de patogenicidade, desenvolvendo bioensaios de laboratório e de campo, assim como sua aplicação no ambiente em áreas controladas.
Laboratório de Genética Molecular de Arabidopsis
Construção de genes quiméricos e obtenção de plantas transgênicas para essas construções com o objetivo de determinar a função de fatores de regulação da transcrição. São desenvolvidos projetos para a caracterização de fatores de transcrição do tipo BZIP, associados à fase de maturação do desenvolvimento da semente de A. thaliana e para a análise evolutiva dos fatores de transcrição do tipo bZIP em plantas superiores.
Laboratório de Análise Genética Molecular
Desenvolve projetos envolvendo a análise da diversidade genética utilizando marcadores moleculares, o estudo da estrutura e expressão de genes mitocondriais em plantas superiores e o mapeamento de genes de importância econômica em plantas.
Laboratório de Genética Molecular de Plantas