Pressão
Na Física, a pressão é uma grandeza medida através da razão entre a força aplicada sobre uma superfície, e a área de aplicação perpendicular dessa força. Sendo assim:
Onde: p = Pressão (N/m²)
F = Força (N)
A = área (m²)
A unidade de pressão de acordo com o Sistema Internacional de Unidades é N/m² (Newton por metro quadrado), que é conhecida como Pascal.
1 N/m2 = 1 Pascal = 1Pa
Um exemplo fácil para explicar o conceito de pressão é o seguinte:
Temos um butijão rígido de metal contendo um gás similar ao utilizado na cozinha.
Onde os pontos representam as moléculas do gás em movimento constante. E o traço representa uma superfície rígida de metal presente dentro do gás.
A superfície é atingida continuamente, de ambos os lados pela molécula do gás, e cada molécula exerce pequena forças, que somadas fazem com que a placa de metal seja empurrada ou pressionada. Porém, sendo o numero de choques de um lado equivalente ao lado oposto, a força exercida é a mesma, com isso a placa não é movimentada, permanece em equilíbrio.
Sendo a pressão do gás igual a força feita sobre um dos lados, dividida pela área da placa, temos que:
A pressão é a mesma em qualquer posição dentro do butijão: pois o gás está bem distribuído dentro do recipiente.
A força exercida sobre a placa é independente da sua orientação: na figura, a placa aparece inclinada, porém a pressão seria a mesma em qualquer posição que ela estivesse.
A pressão sobre as paredes do butijão é a mesma exercida sobre qualquer superfície dentro do gás.
Há uma força exercendo pressão também sobre a parte externa do butijão, realizada pelas moléculas do ar atmosférico. Esta é normalmente menor do que a presente no interior do gás, e é chamada de pressão atmosférica.
Pressão atmosférica é uma consequência da