Pressão sanguínea
A pressão sanguínea(PS)é a pressão exercida pelo sangue na parede do vaso sanguíneo .Na prática ,o termo refere-se à pressão nas artérias.A PS é influenciada pelo débito cardíaco,volume sanguíneo e resistência.O volume de sangue nas várias partes do sistema cardiovascular circulatório varia consideravelmente .Veias e vênulas contêm por volta de 60% do sangue no sistema; artéria e arteríolas ,por volta de 15%;vasos pulmonares, aproximadamente 12%;coração,8%,e capilares, aproximadamente 5%.Como as veias contêm tanto sangue elas são chamadas de reservatórios de sangue. O sangue pode ser direcionado rapidamente para outras partes do corpo se surgir necessidade.Por exemplo,para os músculos estriados esqueléticos quando existir uma atividade muscular aumentada.Os principais reservatórios sanguíneos são as veias dos órgãos abdominais(especialmente o fígado e o baço)e a pele.
Fisiologia da Circulação
O Fluxo sanguíneo refere-se à quantidade de sangue que passa através de um vaso sanguíneo em um dado período de tempo.O sangue flui ou circula através de dois grupos principais de vasos sanguíneos, para os pulmões onde o sangue elimina o dióxido de carbono e repõe o oxigênio (circulação pulmonar) e para o resto do corpo, onde o sangue libera oxigênio e remove o dióxido de carbono (circulação sistêmica).
Resistência
A resistência refere-se à oposição ao fluxo sanguíneo que resulta da fricção entre o sangue e as paredes dos vasos sanguíneos.
Volume Sanguíneo
A pressão sanguínea está diretamente relacionada ao volume sanguíneo no sistema cardiovascular. O volume normal de sangue em um corpo é de aproximadamente 5 litros. Qualquer diminuição nesse volume, tal como hemorragias,diminui a quantidade de sangue circulante a cada minuto nas artérias. Como resultado, diminui a pressão sanguínea. Inversamente, qualquer causa de aumento do volume sanguíneo, tal como ingestão de sal e consequente retenção de água, aumenta a pressão sanguínea.
Resistência