Pressao arterial x exercicio fisico
Pressão arterial x exercício físico
INTRODUÇÃO
A pressão arterial é a pressão provocada na parede das artérias pela passagem do sangue. A manutenção desta pressão é essencial para a vida, pois ela é indicativa de que o sangue está com força para sair do coração e alcançar todos os demais órgãos. A medida da pressão arterial é considerada um dos sinais vitais. <www.infoescola.com/anatomia-humana/pressao-arterial>. Acesso em: 18 de out. de 2012.
A pressão sanguínea é quase sempre medida em milímetros de mercúrio (mmHg) porque o manômetro de mercúrio tem sido usado desde a antiguidade como referência padrão para a medida da pressão. Quando dizemos que a pressão em um vaso é de 50 mmHg, isso significa que a força exercida é suficiente para impulsionar a coluna de mercúrio até a altura de 50mm contra a gravidade. (GAYTON; HALL, 2006, p.166)
A cada batimento cardíaco é bombeado através da artéria aorta um pulso de sangue. Quando este pulso passa pela artéria gera uma pressão máxima, chamada de pressão sistólica (a popular “máxima”, quando se refere à medida de pressão arterial). Após a passagem do pulso, resta dentro do vaso uma quantidade considerável de sangue, que exerce ainda uma pressão, porém menor. A esta pressão chamamos de pressão diastólica (a popular “mínima”). <www.infoescola.com/anatomia-humana/pressao-arterial>. Acesso em: 18 de out. de 2012. O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta, a cada minuto, pelo coração. Também é a quantidade sangue que flui pela circulação. O débito cardíaco é, talvez, o fator mais importante que temos de considerar em relação à circulação. O débito cardíaco varia, de forma acentuada, com o nível de atividade do corpo. Os seguintes fatores, entre outros, afetam diretamente o débito cardíaco: (1) o nível básico do metabolismo corporal, (2) se a pessoa está se exercitando, (3) a idade da pessoa e (4) as dimensões do corpo. Para homens saudáveis e jovens, o débito