PRESS O ARTERIAL e estudo do pulso2

1229 palavras 5 páginas
CENTRO INTEGRADO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
MINISTRANTE: JADER

ESTUDO DO PULSO E DA PRESSÃO ARTERIAL NO HOMEM – PARTE 2

ACADÊMICOS (a): CAMILA

FLORIANO-PI
21/04/2015

INTRODUÇÃO
Pressão arterial é a pressão de dentro dos vasos sanguíneos. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimento do coração é a propulsão de certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés por exemplo.
Os ajustes da pressão arterial são regidos pela função renal e do sistema nervoso autônomo.

O sistema nervoso simpático aumenta tanto a frequência quanto a força dos batimentos cardíacos. Ele também produz uma contração da maioria das arteríolas, mas expande as arteríolas de determinadas áreas, como na musculatura esquelética, onde é necessária uma maior irrigação sanguínea. Além disso, o sistema nervoso simpático diminui a excreção renal de sal e água, aumentando assim o volume sanguíneo do corpo.
O sistema nervoso simpático também libera os hormônios epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina), os quais estimulam o coração e os vasos sanguíneos. Os rins controlam a pressão arterial de vários modos. Se a pressão aumenta, os rins aumentam a excreção de sal e água, o que reduz o volume sanguíneo e

Relacionados