Presos e egrssos

6088 palavras 25 páginas
Introdução
Condenar um criminoso a prisão é o resultado do julgamento que a sociedade faz para afastá-lo do convívio social, protegendo-se. Do ponto de vista moral, a prisão constitui-se num dos piores lugares em que o ser humano pode viver no Brasil, por uma série de fatores, as previsões estão abarrotadas.
A inexistência de uma legislação adequada e a lentidão dos procedimentos judiciários são as causas próximas dessa superpopulação nas prisões, mas remotamente, porem, vemos na raiz desses males uma profunda desigualdade social e a péssima distribuição de renda, que ampliam os casos de delinqüência infanto-juvenil e alimentam a violência.
O presídio é definido como uma instituição total, como um lugar onde grupos de pessoas são condicionados por outras pessoas, sem terem a menos possibilidade de escolher seu modo de viver. Fazer parte de uma instituição total significa estar à mercê do controle, do julgamento e dos planos de outros, sem que o interessado possa intervir para modificar o andamento e o sentido da instituição. As instituições totais controlam a conduta humana, um controle que é inerente à institucionalização como tal , e estabelece mecanismos de controle social.O período de detenção, ou seja , a cadeira como tal,pode modificar a personalidade do detento, deixando nele psíquicas irreversíveis ou, na melhor das hipóteses , temporárias.
No momento em que os portões se fecha e os detentos vêem-se rodeados de muros e grades, os seres humanos perdem sua identidade.Sentem-se exclusos do resto do mundo a partir desse momento,sendo atingidos por preso desumano, de forma a não terem mais direito sobre si mesmos, sendo manuseados da maneira como a instituição rege,levando-os a um processo de despersonalização.
A prisão é um espaço onde as empresas podem exercer suas responsabilidades sociais de maneira decisiva para o futuro, para tanto, é preciso entender o significado da pena e da previsão e conhecer quem são os homens e as mulheres que estão

Relacionados