Preservação de acervo
ESCOLA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: Preservação do Acervo
PROFESSORA: Alcenir Soares dos Reis.
ALUNA: Emiliana Aparecida da Silva Esteves Samara Maria Alves
TURMA: A1
Planejamento e prioridades. 2ªed.Sherelyn Ogden e Karen Garlick. Rio de Janeiro. Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. 2001.
Caderno técnico: administração de emergências. Sherelyn Ogden.
1) Quais são as críticas que podemos apresentar, tendo em vista o contexto nacional, para a proposta de ação estratégica em casos de emergência, conforme defendido por Ogden?
A realidade brasileira infelizmente nos mostra que nossos arquivos e acervos não são preservados e armazenados de maneira correta, ressaltamos a forma física, ambiente e etc. O tamanho e o crescimento destes problemas, combinados com limitações financeiras e de pessoal, em muito complicam os desafios que a preservação nos oferece.
A falta de qualificação de nossos profissionais é também um dos fatores consideráveis que dificultam a proposta de ação estratégica, haja vista que os mesmos bem treinados dariam suporte técnico ao projeto.
2) Quais são as justificativas a serem elaboradas pelo bibliotecário e apresentadas a hierarquia superior da organização em que trabalha, para reivindicar o planejamento para situação de emergências?
É preciso que o profissional repasse para o administrador a realidade que se encontra o acervo, apresentado o projeto detalhadamente e que este esteja firmemente enfatizados no documento que afirma a missão institucional, além de uma política de acervo coerente e bem definida. Os administradores de acervo devem participar ativamente com os responsáveis pela conservação no trabalho de assegurar as melhores condições ambientais possíveis para o depósito de coleções permanentes. As políticas de coleção definem o objetivo de coleções correntes e indicam as áreas nas quais as futuras coleções podem se