AVALIAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA OFERECIDA PELA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PARA RECUPERAR OS MATERIAIS DANIFICADOS EM SEU ACERVO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
OLÍVIA APARECIDA LANÇONI
RITA ANDRADE DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA OFERECIDA PELA BIBLIOTECA
CENTRAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PARA
RECUPERAR OS MATERIAIS DANIFICADOS EM SEU ACERVO
Londrina
2004
2
INTRODUÇÃO
Parece simples falar da tarefa de conservar, mas, no entanto é um desafio de proporções gigantescas, devido à grande quantidade de obras a serem recuperadas e a complexa variedade de materiais que tem sido usado para registrar toda espécie de informação.
As bibliotecas têm sido responsáveis por organizar e preservar a informação independente do seu suporte físico. A preservação tem sido considerada, em muitas vezes como atividade secundária, desenvolvida apenas com relação a livros muito empoeirados, infestados de insetos ou mofo.
O crescimento e a importância da informação para o desenvolvimento científico e tecnológico contidas nos acervos e a importância da administração da preservação nos acervos nos estimulou a realizar esta pesquisa.
Acreditamos que, além de medidas preventivas e pequenos reparos em livros, muito ainda pode ser feito para evitar os danos provocados por agentes internos e externos aos acervos.
As bibliotecas, principalmente as bibliotecas universitárias colocam seus acervos de livros a disposição para empréstimos, estes livros sofrem agravos decorrentes de manuseio incorreto, o que leva a destruição por vezes inevitável.
Considerando tais fatos, sugere-se que elas tenham um local adequado para realizar os
3
devidos reparos das obras danificadas pelos usuários, para que os mesmos voltem ao acervo e possam cumprir a função para qual foram destinados, ou seja, levar o conhecimento registrado.
Os
serviços
de
aquisição,
catalogação,
referência,
estão
se
desenvolvendo e continuam crescendo e se adaptando às mudanças tecnológicas e às necessidades dos usuários, mas o serviço de conservação, mais