Preservação da Água
Um dos maiores desafios que a humanidade vem enfrentando neste novo milênio é lidar com o alto nível de degradação dos recursos hídricos, seja pelas mudanças provocadas pela a ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações.
Estima-se, um grande índice de problemas ambientais destinados ao uso incorreto da água em todo o mundo, como o desperdício descontrolado de água nos centros urbanos (que atinge regiões de mananciais), chuvas intensas e devastadoras (provocando enchentes), além de parte da vegetação ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária, onde os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água, o saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que os esgotos domésticos e os afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado a deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos, comprometendo o desenvolvimento do nosso planeta, de modo a ameaçar o futuro das novas gerações.
Consideramos, que tudo isso gira em torno da atitude descabida da população em explorar o meio ambiente de forma crescente e inconsciente, levando ao esgotamento dos recursos naturais do planeta.
Fatos:
A cada dia são despejados 2 milhões de toneladas de lixo nos rios, lagos e mares do Planeta.
Fonte: ONU;
Cerca de um bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa e 2.6 bilhões não têm serviços sanitários adequados.
Fonte: Organização Mundial da Saúde.
Mais de 3,5 milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças relacionadas à contaminação da água.
Fonte: Organização Mundial da Saúde.
Nos países em desenvolvimento, mais de 4 mil crianças morrem todos os dias em decorrência do consumo da água contaminada. Fonte: CSDW
Em decorrência do consumo de água contaminada, a diarreia está entre as principais causas de morte em crianças de países em desenvolvimento, superando até mesmo a AIDS e a