Preservação ambiental
Muitas doenças foram erradicadas ou controladas nas últimas duas décadas através do correto uso dos recursos naturais, e principalmente do tratamento destinado ao lixo, as águas e aos esgotos industriais e domésticos.
O lixo é um dos grandes inimigos da saúde pública mundial. O correto planejamento de aterros sanitários e uma estrutura política adequada ao transporte e manipulação de resíduos domiciliares, evita que muitos compostos químicos dos lixões a céu aberto poluam os rios e córregos ou cheguem as instalações hidráulicas das casas , comprometendo a alimentação do homem e de sua família.
O lixo hospitalar é outro grande vilão social. Várias infecções foram controladas através de excelentes estudos de doenças,bactérias e com o grande avanço da medicina e da tecnologia nos últimos anos. Mas a manipulação errada de agulhas,seringas, restos de remédios vencidos e o embrulho inadequado desses resíduos comprometem o meio ambiente e a vida em geral.
O Tratamento do esgoto industrial e doméstico evita que muitas doenças retornem na água das casas,proporciona uma água mais pura e preserva a saúde de peixes e plantas na margens de rios. Os dejetos industriais foram bastante estudados no passado. Fábricas tiveram adaptações em sua rede de tubulações e chaminés, mas ainda geram preocupações aos especialistas em meio ambiente.
As queimadas, a destruição das florestas, a exploração desenfreada de plantas, a pesca predatória, o uso abusivo de recursos naturais não renováveis como o petróleo e o carvão mineral, e a matança de exuberantes animais aproximam o homem de uma extinção prematura.
No campo e na mineração o uso inadequado de agrotóxicos, inseticidas ou outros produtos químicos sem o seu devido conhecimento ,como mercúrio por exemplo, danificam o solo, o ar, causam perturbações no organismo das pessoas e ao lençol freático de rios,além de permanecerem por muito