Preservação ambiental
Instituições de preservação ambiental
Na era da sustentabilidade e preocupação com o aquecimento global, as instituições de preservação ambiental estão abrindo cada vez mais as portas a adeptos. E além de implantar novos projetos, essas organizações visam a conscientização da população com o objetivo de mostrar às novas gerações as belezas naturais do planeta que ainda restam. Conheça algumas entidades importantes que têm como mote principal a luta contra as mudanças climáticas e preservação do meio ambiente.
- GREENPEACE (Paz Verde):
É uma das organizações mais populares do mundo criada em 1971, em Vancouver, Canadá. No Brasil, o GREENPEACE chegou às vésperas do inicio da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), na cidade do Rio de Janeiro. À bordo do navio Rainbow Warrior, ativistas cruzaram o litoral do estado, onde aportaram em Angra dos Reis e fixaram 800 cruzes no pátio da usina nuclear local, simbolizando o número de mortes ocorridas no trágico acidente nuclear em Chernobyl. O evento marcou oficialmente a inauguração do GREENPEACE no Brasil.
- Fundação do Meio Ambiente (FATMA):
É um órgão ambiental do governo de Santa Catarina. Fundada em 1975, a organização tem como missão maior garantir a preservação dos recursos naturais do Estado. Existem oito unidades de conservação estadual onde a natureza e pesquisada e preservada. A instituição também fiscaliza florestas, rios e todos os tipos de mananciais de água, dunas, areia e argila para que não sejam explorados indevidamente. Programas como Licenciamento Ambiental, Preservação e atendimento a acidentes com cargas perigosas e Geoprocessamento são outros projetos que a FATMA realiza em Santa Catarina.
- Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (FAEMA):
Segundo órgão ambiental municipal criado no país, a FAEMA nasceu em 1977. Sua atuação tem influenciado outros municípios a criarem seus próprios órgãos de defesa do meio ambiente, e incentivando a