Presen A Romana No Nosso Pa S Pat
Patrícia Carmo nº19
25\05\2015
Ruinas romanas em tróia
As ruínas romanas de Tróia são um monumento arqueológico situado na margem esquerda do rio Sado, na face noroeste da península de Tróia, em frente a
Setúbal, no concelho de Grândola, freguesia do Carvalhal, em Portugal. As ruínas, que abrangem várias construções do período entre os séculos I ao VI dC, estão classificadas como Monumento Nacional desde 1910.
Ruinas romanas em tróia
Neste local existiu um agregado populacional dedicado à pesca e ao fabrico e exportação de conservas de peixe (garum), ativo desde o século I até o século VI dC. É provável que a península onde se localizava o povoado fosse, naquela época, uma ilha, que alguns identificam com a ilha de Ácala referida na obra Ora Maritima, de Avieno, um escritor latino do século IV.
Ruinas romanas em tróia
Cidade romana de Ammaia
A cidade romana de Ammaia, ficou perdida no vale da Aramanha, no Alentejo e só foi redescoberta no século passado. Desde então está a ser escavada e investigada por cientistas de todo o mundo.
Entre a população local os vestígios romanos são conhecidos desde sempre, mas só no princípio do século passado se começou a perceber que aquilo que estava enterrado no Vale da Aramanha era uma cidade Romana.
Cidade romana de Ammaia
Da antiga cidade sobrava um mito, até que no princípio do século XX surgiram indícios fortes que indiciavam a existência de uma cidade de grande dimensão naquela zona. A meio do século concretizaram-se as primeiras escavações e na última década intensificaram-se os trabalhos que recorrem também a novas tecnologias. Os arqueólogos conhecem hoje o desenho e a arquitetura de Ammaia, graças a uma tecnologia que permitiu radiografar toda a área
Cidade romana de Ammaia
Castelo de Palmela
O recinto fortificado é construído de raiz em período
Omíada (Sécs. VIII-IX), sendo inúmeros os vestígios
(estruturas e objetos)