Preposição, conjunções e pronomes
Preposição: São palavras inváriaveis que conectam termos de sintagmas criando entre eles uma relação de sentido. Podem ser:
Essenciais: Sempre atuam como preposições (a, até, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob,sobre...)
Acidentais: (durante, mediante, menos, salvo, segundo, senão...) O contexto em que uma preposição é usada é fundamental para determinação do sentido:
Locuções prepositivas: Duas ou mais palavras que funcionam como uma preposição, a segunda palavra da locução é sempre um preposição essencial. Locução prepositiva ex: abaixo de, acerca de, a fim de, ao lado de, apesar de, de acordo com, através de, embaixo de.
Emprego das preposições:
Chegou de ônibus. (meio) Voltou de Pernambuco. (origem)
Saiu com os amigos. (companhia)
Vivia sem dinheiro. (falta ou ausência)
Discursava para convencer. (finalidade)
Conjunção: As "Conjunções" são palavras invariáveis que ligam duas orações ou duas palavras semelhantes (de mesma função gramatical) da mesma oração.
Às vezes, uma conjunção é representada não por apenas uma palavra, mas por duas ou mais palavras. Nesses casos, esse conjunto é chamado de Locução Conjuntiva.
As conjunções podem ser Coordenativas (quando ligam palavras ou orações com a mesma função gramatical e não estabelecem relação de dependência entre elas) ou Subordinativas (quando ligam duas orações em que cada uma delas depende da existência da outra). Conjunções Coordenativas Aditivas ex: Todos aqui estão contentes e despreocupados; João apeou e deu bons-dias a todos; O acontecimento não foi bom nem ruim. Conjunções Coordenativas Adversativas ex: mas, contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia. Não negou nada, mas também não afirmou coisa nenhuma; A moça deu a ele o dinheiro: porém, o fez receosa. Conjunções Coordenativas Conclusivas ex: assim, logo, portanto, por isso etc... Conjunções Subordinativas Causais. são: porque, pois, que, uma vez que, já que, como, desde que, visto que,