Classes Gramaticais
Substantivo é a palavra usada para denominar coisas, pessoas, lugares, um ser e sentimentos. Pode estar acompanhado por um adjetivo, numeral, ou pronome. Os substantivos são caracterizados por terem gênero, número e grau, sua classificação é: Concreto; Abstrato, Próprio, Comum, Primitivo, Derivado, Simples, Composto e Coletivo.
Concreto
Nomeiam seres existentes que possam gerar em nosso pensamento uma imagem concreta, podendo ser imaginários (anjos, alma, bruxa), ou reais (casas, cadeira).
Abstrato
Como o próprio nome já diz é abstrato, que não tem como ser pego na mão ou jogado em algum lugar. São os sentimentos, as ações, as emoções, qualidade e um estado. Exemplo: beijo, vida, amor, ódio, frio, beleza e etc.
Próprio
Dá nome aos seres, ou seja, o ser é nomeado particularmente, é representado pela letra inicial maiúscula. Exemplo: Maria, Terra, São Paulo, e etc.
Comum
Nomeia um ser que participa de certa classe, genericamente. Exemplo: homem, cachorro, cidade, mesa, telefone, e etc.
Primitivo
São variadas palavras que se encaixam numa família etimológica, e que não deriva de nenhum outro nome. Exemplo: pobre, flor e etc.
Derivado
Surge de outra palavra já existente na Língua, ou seja, é originado do primitivo (primeiro). Exemplo: pobreza, florista e etc.
Simples
Possui somente um radical. Exemplo: água, tempo, rádio, caixa e etc.
Composto
Possui mais de um radical, ou seja, é uma palavra composta. Exemplo: guarda-chuva, couve-flor, lança-perfume e etc.
Coletivo É o substantivo que expressa o plural de determinada palavra, mesmo estando no singular, ou seja, com apenas uma palavra é possível imaginar que é demais de um elemento que está sendo falado. Exemplo: Alcateia (agrupamento de lobos), Malhada (agrupamento de ovelhas) Molho (agrupamento de chaves ou verduras).
Adjetivo é a classe gramatical de palavras que exprimem qualidade,