Preparo de ácido acetilsalicico
932 palavras
4 páginas
Resumo:A partir da reação de acetilação do ácido salicílico, utilizando o anidrido acético como agente acilante e ácido sulfúrico como catalisador foi preparado o ácido acetilsalicílico, também conhecido como aspirina. Após a síntese do ácido acetilsalicílico foi medido o ponto de fusão do mesmo e foi calculado o rendimento da reação, contatando-se que o mesmo foi de 78,54%.
Introdução:
A síntese da aspirina se faz por acetilação do ácido salicílico. A acetilação consiste na esterificação da função fenol do ácido salicílico com anidrido acético, em presença de gotas de ácido sulfúrico como catalisador.
O ácido salicílico (ácido hidrobenzóico) é um composto bifuncional. Ele é um fenol (hidroxibenzeno) e um ácido carboxílico e, na presença de anidrido acético, forma-se ácido acetilsalicílico (aspirina). A reação é complicada, porque o ácido salicílico tem uma carboxila e um grupo hidroxila fenólico, assim sendo, uma pequena quantidade de produtos poliméricos pode ser formada. O ácido acetilsalicílico reagirá com bicarbonato de sódio para formar um sal de sódio em água, enquanto que o produto lateral polimérico é insolúvel em bicarbonato.
O ácido salicílico, como na maioria dos fenóis, forma um complexo altamente colorido com cloreto férrico, já a aspirina que tem este grupo acetilado, não dará esta reação de coloração, assim, a presença desta impureza é facilmente verificada.
O ponto de fusão de um composto é um meio qualitativo e rápido de estimar a sua pureza. Quando a temperatura de um sólido é aumentada, ele usualmente funde a uma temperatura bem determinada. Se o ponto de fusão de substâncias desconhecidas são medidas à pressão (constante) atmosférica, seus pontos de fusão podem ser usados para determinar que substâncias elas são.
Procedimento Experimental:
Materiais:
-Erlenmeyer de 125 mL;
-Proveta;
-Béquer;
-Funil de Buchner;
-Placa de toque;
-Papel filtro;
-Termômetro;
-Bastão de vidro;
-banho de gelo.
Reagentes:
-Ácido