Preparo de soluções
PROFESSOR:
DISCIPLINA: QUIÍMICA BÁSICA
PRÁTICA 03: PREPARAÇÃO DE SOLUÇÔES
Alunos:
ALEGRE - ES
ABRIL/2012
1 – INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de um soluto(substância a ser dissolvida), distribuída através de um solvente (de substância que efetua a dissolução). Existe soluções nos três estados físicos: Gasoso, liquido e sólido (TEDESCO, 2009).
O ar é uma solução gasosa de N2, O2 e quantidades muito menores de ouros gases. Muitas ligas metálicas são soluções solidas, como a moeda (25% de Ni, 75% de Cu). As soluções mais familiares são aquelas em estado líquido, especialmente as que usam a H20 como solvente (TEDESCO 2009)
A concentração das solução é dada pela razão entre quantidade de soluto ou em formulas unitárias (mols), é o volume da solução (litros). Tal concentração é chamada molar da solução (LORETTA, 2006).
Existem dois termos geralmente usados para descrever soluções , são elas : concentrado e diluído. Uma solução concentrado apresenta uma concentração alta de soluto, uma solução diluída apresenta uma concentração baixa. A palavra de missão é usada, quando uma solução pode ser mais diluída pela a adição de mais solvente (RUSSEL, 2008).
2 – OBJETIVO
Preparar soluções a partir de um soluto sólido (Cloreto de Sódio 0,9 g/L e Hidróxido de Sódio 0,1 M) e água destilada e promover por diluição do NaOH 0,1M para 0,01M.
3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS
01 Balança Analítica
01 Pipeta Graduada
02 Béqueres
01 Bastão de Vidro
01 Funil
01 Vidro Relógio
02 Balões Volumétricos de 50mL
3.2 REAGENTES
Cloreto de Sódio 0,9 g/L
Hidróxido de Sódio 0,1 M
3.3 PROCEDIMENTOS
3.3.1 Com auxilio de uma balança analítica pesou-se em um vidro relógio a massa calculada de NaCl, a seguir, colocou-o em um béquer contendo água destilada (retirar os resíduos de NaCl do vidro relógio jogando água destilada) que com bastão de vidro agitou se mistura para dissolução e transferiu-se