preparo de soluções
PREPARO DE SOLUÇÕES
Disciplina: Química Geral Experimental
1 – INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Somos rodeados por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas.
Às misturas homogêneas recebem o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. As ligas metálicas, por exemplo, são soluções sólidas; o ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases nitrogênio e Oxigênio; a água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, além de gases; o guaraná também é uma solução aquosa, contendo açúcar, extratos de plantas e vários aditivos. Nos exemplos acima descritos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto), fase dispersa, em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente), fase dispersante. Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + sal de cozinha – cloreto de sódio). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
A concentração de uma solução pode ser expressa de diversas formas, tais formas são chamadas de uniformidade de concentração.
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.
2 – OBJETIVOS
Aprender como manusear, adequadamente, uma vidraria.
Aprender a aferir soluções nas vidrarias usadas.
Preparar soluções.
Compreender a