Preparo de Soluções
Solução
Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, sendo que uma delas é considerada como solvente e a(s) outra(s) são chamadas de soluto. O solvente é o meio onde o soluto será dissolvido. É importante lembrar que apesar de ter duas ou mais substâncias, a mistura homogênea terá apenas uma fase. Existem muitos tipos possíveis de pares soluto-solvente. Eles podem ser sólidos, líquidos e gasosos e podem também misturar-se entre si.
A solução mais comumente utilizada e estudada, são as soluções aquosas, que são aquelas que utilizam a água como solvente. Por sua ampla utilização a água é considerada como solvente universal. Estas soluções são chamadas de soluções aquosas.
Solubilidade
O termo solubilidade ou coeficiente de solubilidade diz respeito à capacidade máxima do solvente em dissolver um soluto. Em muitos casos, existe uma quantidade máxima que uma substância (soluto), consegue se dissolver em outra (solvente). Com base na solubilidade, uma solução pode ser:
Saturada: quando o soluto está dissolvido no solvente em quantidade tal que, se adicionarmos mais soluto, esse excesso não mais se dissolve.
Insaturada: quando o soluto está dissolvido no solvente em uma quantidade inferior à da saturação.
Supersaturada: quando o soluto está dissolvido numa quantidade acima à da saturação, mas sem precipitar; é uma situação instável.
Há três processos possíveis para que um soluto dissolva-se em um solvente. São eles:
Dissolução química: envolve uma reação química entre soluto e solvente.
Solvatação: são interações entre partículas de soluto e de solvente do tipo dipolo-dipolo ou íon-dipolo. Se o solvente for água, a solvatação recebe o nome de hidratação.
Dispersão: quando as interações que ocorrem entre as partículas de solvente e de soluto são, fundamentalmente, do tipo London (dipolos instantâneos).
Concentração da Solução (C)
Concentração é o termo usado para designar a quantidade de soluto dissolvida em