Preparo de soluções
CURSO DE NUTRIÇÃO
Camila Marques F. Rocha
Preparo de soluções
FORTALEZA
2014
CAMILA MARQUES F. ROCHA
Preparo de Soluções
Relatório da disciplina de Bromatologia do curso de Graduação em Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará como exigência para a complementação da nota avaliativa.
Orientadora: Profa. Dra. Karoline Sabóia Aragão
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo geral 6
2.2 Objetivos específicos 6
3 MATERIAL E MÉTODOS 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
“Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.” ( Usberco, 2002, p.15). Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. Elas são encontradas em qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.
A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na solução são conhecidas como soluto e dizemos que estão dissolvidos no solvente. O comportamento da solução geralmente depende da natureza do soluto e da sua concentração. As soluções preparadas rotineiramente em laboratório são compradas e preparadas a partir da forma concentrada ou de um sal. As soluções de concentrações mais baixas podem ser obtidas pela adição de água, processo chamado de diluição.
Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás,