Preparo de soluções e calculo de concemtrações

928 palavras 4 páginas
Relatório de Aula Prática: Preparo de soluções e calculo de concentração

Josiane

Belo Horizonte;
2013
Josiane

Relatório de Aula Prática: preparo de soluções e calculo de concentração

Relatório apresentado a disciplina de Boas Práticas Laboratoriais, referente à aula pratica, ministrada no dia 19/09/2013,

Belo Horizonte;
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
Soluções
Soluções são misturas homogênicas de duas ou mais substancias moleculares ou iônicas. As soluções são composta por soluto e um solvente, sendo soluto o produto que será dissolvido e solvente o que dissolvera este produto.
As soluções são divididas em três, saturadas insaturadas e supersaturadas.
As soluções insaturadas são aquelas onde o soluto se dissolve facilmente no solvente, ou seja, é a solução onde a quantidade de soluto é inferior a capacidade de solubilização do solvente.
Soluções saturadas são aquelas onde a quantidade de se equivale a capacidade de solubilização do solvente, ou seja, o soluto utiliza toda a capacidade de solubilização do solvente, também conhecida como solução concentra.
Soluções supersaturadas são soluções onde a quantidade de soluto supera a capacidade de solubilização do solvente, ou seja, a quantidade de soluto diluído é maior que sua capacidade de diluição. Concentração de uma solução
Concentração de uma solução é a relação estabelecida entre o soluto em gramas e o volume do solvente em litros, ou seja uma relação expressa em gramas por litro ( g/l ).
Para calcula a concentração de uma solução utilizasse a seguinte formula onde é concentração expressa em gramas por litro ( g/l ), é a massa do soluto, expressa em gramas ( g ), e é o volume do solvente, expresso em litro ( l ).
Quando uma solução perde volume, sua concentração não se altera, porem se é adicionado um solvente nesta

Relacionados