PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSOR DOUGLAS MAYER BENTO
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO
DE SOLUÇÕES
Daniel Habacuque Dias
Rafael Jardim
Tiago Vernes
Tiago Freitas Ilha
Bagé, 13 de maio de 2010
Introdução
Solução
As soluções são definidas como misturas homogêneas e podem ser solidas líquidas e gasosas. Quando uma solução é muito rica em um componente, este componente é geralmente chamado solvente, enquanto os outros são chamados de solutos.
De modo geral, em uma solução, o solvente é a substância em maior quantidade. As soluções podem ser: diluídas, concentradas e saturadas.
A composição de uma solução pode ser expressa quantitativamente especificando-se as concentrações de um ou mais componentes. Várias unidades de concentração são importantes, incluindo a fração molar, a percentagem molar, a molaridade, a molalidade e percentagem em massa.
Diluição de soluções
Ato de tornar uma solução menos concentrada em partículas de soluto através do aumento da quantidade de solvente nesta. A diluição depende do fator de diluição (número de vezes que a concentração da solução vai diminuir). Achamos o Fator de Diluição dividindo o Volume da solução depois de diluída pelo Volume da
Solução antes de ser diluída.
Concentração
É a razão entre a quantidade ou a massa de uma substância e o volume do solvente em que esse composto se encontra dissolvida. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente. Para que haja solução é necessário que o solvente "envolva" as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvidas pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto