PREPARAÇÃO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS -FCBA
BIOTECNOLOGIA
V TURMA- P1
Profº. Dr. Lucas Pizzuti
PREPARAÇÃO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
Bianca Pancoti Iacia
DOURADOS, 27 de Janeiro de 2014
Introdução
As reações químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, de modificarem, melhorando os já existentes ou como meio de perceberem os segredos e os mecanismos destas reações. Reproduzir em laboratório o que a Natureza produz ou criar algo que não existe no meio, é sintetizar. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com as suas propriedades mais acentuadas, mais concentradas do que as existentes na Natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos em quantidades superiores àquelas que são possíveis extrair de fontes naturais.
Esta síntese teve como objetivo obter o ácido acetilsalicílico, que é um cristal, de cor branca. O ácido acetilsalicílico prepara-se fazendo reagir o ácido salicílico com o anidrido acético, e algumas gotas de ácido sulfúrico, que atua como catalisador (substância que não participa na reação mas aumenta ou diminui a sua velocidade).
O acido acetilsalicílico de fórmula C8O2H7COOH ou C9H8O4 . É uma substância orgânica muito comum utilizada na industria farmacêutica para a produção de medicamentos que possuem ação antitérmica; analgésica no alivio de dores e antiinflamatória.
Podemos, portanto afirmar que a síntese está presente em toda a nossa vida pois revolucionou o mundo ao permitir a produção em massa de compostos muito mais potentes dos que estão presentes na Natureza.
Objetivos
Desenvolver a técnica de purificação por recristalização.
Determinar o rendimento da síntese.
Resultados e Discussões:
Pesou-se 1 g de acido salicilico e colocou-se o material em um frasco de
Erlenmeyer de 125 mL.