Preparação do gás cloro e da água de cloro
Após gotejar o ácido clorídrico (HCl) sobre o permanganato de potássio (KMnO4) sólido ocorre a formação de água de cloro e o desprendimento de gás incolor.
II – Reatividade do Cloro.
Ao adicionar os 2mL de clorofórmio (CHCl3) à 3mL de solução de brometo de sódio (NaBr) ocorre a formação de duas fases, ambas incolores. A equação é:
NaBr + CHCl3 NaCHCl3 + Br
Ao adicionar à mistura anterior gotas de solução de cloro, o composto se torna alaranjado, pois o Bromo sofre oxidação. A equação é:
2 NaBr + Cl2 2 NaCl + Br2
Em outro tubo de ensaio quando adicionado 2mL de clorofórmio (CHCl3) à 3mL de solução de iodeto de sódio ocorre a formação de duas fases a de cima na cor laranja e na de baixo na cor rosa. Quando adicionada a solução de cloro a cor das duas fases se intensifica.
III – Reatividade do bromo.
Ao adicionar 2mL de clorofórmio (CHCl3) à solução de iodeto de potássio ocorre a formação de duas fases a de cima incolor e a de baixo na cor rosa clara. Quando adicionado a água de bromo a fase de cima fica laranja escura e a fase de baixo fica roxa. A equação é:
2 KI + Br2 2 NaBr + I2
IV – Propriedades do Iodo.
IV.a – solubilidade do Iodo.
Ao misturar iodo sólido com água a mistura adquire uma coloração amarela fraca pois a água é apolar e não dissolve totalmente o iodo.
Ao misturar iodo com iodeto de potássio logo forma uma coloração laranja escura pois, o iodo se dissolve quase totalmente. A equação é
I2 + KI I3-
IV.b – desproporcionamento de iodo em meio alcalino.
Quando adicionado 1mL de clorofórmio à 3mL de solução de iodo iodetado ocorre a formação de duas fases a de cima laranja e a de baixo roxa. Ao transformar o meio para alcalino com a adição de hidróxido de sódio a fase de cima fica amarela clara e a de baixo fica roxa. Quando torna-se o meio ácido com a adição de ácido clorídrico a fase de cima volta a ser da mesma cor de antes, laranja, e a de baixo continua sendo roxa.