A IMPORTÂNCIA DO CLORO
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------- 2
DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------- 3
A Importância do Cloro e as suas Propriedades ---------------- 3 à 9
CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------- 10
BIBLIOGRAFIA ----------------------------------------------------------------------- 11
INTRODUÇÃO
O cloro ( grego khlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atômica 35,45 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gás extremamente tóxico e de odor irritante, foi descoberto em 1774 pelo alemão-sueco Carl Wilhelm Scheele.
O elemento cloro está situado na série química dos halogênios ( grupo 17 ou VIIA). No estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, é um gás de coloração amarelo esverdeada, sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar. É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.
A IMPORTÂNCIA DO CLORO E AS SUAS PROPRIEDADES
História
O composto mais comum do cloro, o cloreto de sódio, é conhecido desde a antiguidade tendo os arqueologistas encontrado evidências que o sal era usado já por volta de 6000 a.C. Por volta de 1630, o cloro foi reconhecido como um gás pelo químico belga Jan Baptista van Helmont.
O cloro elementar foi preparado e estudado inicialmente pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, e, portanto, ele é creditado por sua descoberta. Ele o denominou "ar de ácido muriático deflogisticado" uma vez que era um gás (comumente chamado "ares") e vinha do ácido clorídrico (até então conhecido como "ácido muriático").
Entretanto, ele falhou em estabelecer o cloro como um elemento, incorretamente acreditando que ele era um óxido obtido do ácido clorídrico (ver teoria do flogisto). Ele