Preparação de amostras
1. Objetivo: Preparar amostras de solos para ensaios que ajudam a identificar parâmetros essenciais para caracterização do solo.
2. Materiais e métodos: 2.1.: Equipamentos: - Almofariz; - Mão de gral; - Repartidor de amostras; - Peneiras de 2,0mm e de 0,42mm; - Balança; - Espátula; - Cápsula para armazenamento da amostra.
2.2: Procedimento Experimental:
Previamente, é feita a secagem do solo ao ar. Neste procedimento foi feita identificação tátil-visual do solo, isto é, classificar o tipo de solo de acordo com suas características de cor e quando em contato com água. A amostra escolhida pela equipe foi de um solo silte-pedregulhoso. Utilizamos o almofariz e a mão de gral para o destorroamento do material e, em seguida, distribuímos no separador de amostras. Para os ensaios desejados no caso de solos argilosos ou siltosos, é necessário 1500g. Essa quantidade foi pesada na balança e passada, primeiramente, na peneira de 2,0mm. Os grãos retidos na peneira são separados para análise granulométrica das frações maiores do que 2,0mm. Dos grãos que passam na malha da peneira, preparamos as seguintes quantidades:
Três amostras de 50g, aproximadamente, para determinação da umidade higroscópica (ensaio realizado posteriormente);
70g, aproximadamente, para análise granulométrica das frações menores do que 2,0mm;
10g, aproximadamente, para determinação da densidade real.
O restante da amostra é passado na peneira de 0,42mm. Dos grãos que passam na malha desta peneira, separamos as seguintes quantidades:
70g, aproximadamente, para determinação do limite de liquidez;
50g, aproximadamente, para determinação do limite de plasticidade.
3. Conclusão:
Observamos neste ensaio como identificar tátil-visualmente o solo e as