Prensas hidráulicas
Planejando a rota
Uma das propriedades dos líquidos que tem mais aplicações tecnológicas é a incompressibilidade. Uma das propriedades dos líquidos que tem mais aplicações tecnológicas é a incompressibilidade (fluidos são incompressíveis em condições normais de temperatura e pressão), ou seja, os líquidos não podem ser comprimidos quando exercemos uma força sobre eles. Essa força, aplicada sobre uma área gera uma pressão que será transmitida igualmente por todo o líquido. Esse processo é conhecido como Princípio de Pascal.
São aplicações diretas do Princípio de Pascal no nosso dia-a-dia: macaco hidráulico, elevador hidráulico, prensa hidráulica entre outros .
Nesses exemplos, o líquido tem a função de ampliar ou reduzir a força que é fornecida ao sistema comparada com a força que obtemos do sistema. Outra aplicação do Princípio de Pascal é o freio hidráulico onde os líquidos podem ser usados como transmissores de força. O acréscimo ou a redução da pressão em um compartimento fechado pode ser transmitido a outro através de tubos contendo líquidos.
Além do Princípio de Pascal, aprenderemos outras questões interessantes, que envolvem corpos que flutuam na água (como por exemplo, um navio), ou os balões que flutuam no ar. Alguns objetos afundam, outros flutuam, e outros permanecem indiferentes ao serem jogados dentro da água. Estas são aplicações do Princípio de Arquimedes, que consiste no fato de que quando um corpo é imerso num fluido, existe uma força a que age sobre ele, verticalmente para cima, de valor igual ao peso do fluido deslocado.
Este estudo terá dois pontos fundamentais: o primeiro, é a questão de um líquido que sofre uma pressão aplicada em certa área, transmitindo igualmente esta pressão para o resto do líquido. O segundo, trata das diferentes situações de um corpo imerso num líquido, dependendo da relação de seu empuxo e seu peso.
Assistindo ao Vídeo "Princípios de Pascal e