Prensa injetora
PRENSA HIDRAULICA CONTINUA * NR12 ANEXO IX
Para fins de aplicação deste Anexo considera-se injetora a máquina utilizada para a fabricação descontínua de produtos moldados, por meio de injeção de material no molde, que contém uma ou mais cavidades em que o produto é formado, consistindo essencialmente na unidade de fechamento - área do molde e mecanismo de fechamento, unidade de injeção e sistemas de acionamento e controle.
A prensa horizontal continua atende empresas de vários seguimentos como aparas de papel, fábricas de papel, gráficas, cartonagens, cooperativas de reciclagens e outros que trabalham no mercado de reciclagem de papel, papelão e afins inteiros ou triturados.
Projetadas com o acionamento e comando da máquina automático por CLP com sistema de sensores de proximidade e com sistema de IHM ( interface homem maquina) para acompanhar o desenvolvimento da máquina na produção e tamanhos dos fardos
FUNCIONAMENTO:
A maquina consiste de uma esteira que leva o produto ate a boca do alçapão onde, dali em Diante tudo começa a ser amaçado ou triturado conforme for o tipo da maquina que o local exigir.
MEDIDAS DE CONTROLE: * Escada de acesso e plataforma de manutenção: plataforma com chapa xadrez, grade ou treliça em volta de toda prensa e escada de acesso do tipo marinheiro. * Controlador lógico programável: usado para fazer a lógica de controle da prensa com segurança. Possui redundância, diversidade de componentes e auto detecção de falhas. * Relés de segurança: possibilidade de uma parada segura. * Válvula de segurança máxima: deve ser instalada no sistema de funcionamento pneumático da prensa para garantir que a prensa pare. * Cortina de luz: garante a paralisação da prensa quando o operador coloca a mão na zona de prensagem. É preciso ter cuidado para que a instalação esteja correta. * Comando bimanual de simultaneidade: dispositivo que garante que o operador mantenha as duas mãos no dispositivo